Nossa história

A história completa do Fonpa, a sua visão, missão, valores e seus objectivos

Nossa história

O Fórum Nacional de Produtores de Algodão de Moçambique é uma organização de base de membros, sem fins lucrativos. O Fórum foi criado em Nampula, no mês de Junho de 2005 com objectivo principal defender os interesses dos 250.000 produtores ou melhor um pouco mais de 1.250.000 famílias em todo País, que dependem desta cultura para suprir as suas necessidades básicas. Actualmente, a organização conta um pouco com mais de 25.000 membros directos, que são produtores de algodão estruturados em associações e cooperativas, e alguns como produtores autónomos.  

Este sector é muito importante tanto para a monetarização rural como para a balança de pagamento do estado por causa das exportações. Estima-se que 91.6% do algodão produzido no País, provém dos produtores do sector familiar, 6.5% produtores associados, 1.8% produtores autónomos, e 0.09 % dos das empresas concessionárias. As empresas de fomento, denominadas “concessionárias”, possuem contratos de fomento e extensão rural com o Estado, disponibilizam insumos e assistência técnica aos produtores pertencentes a sua área de concessão, e estes por sua vez, tem a obrigação de vender exclusivamente o seu algodão a estas.

Projecto sustentável de algodão

Objectivo
Aumento de renda e meios de vida sustentáveis para mulheres, homens e jovens produtores de algodão nas comunidades através de criação de 13.750 empregos decentes em Moçambique;

Objecivos específicos
Fortalecida a capacidade de FONPA e empresa algodoeira para implementar o esquema de padronização de algodão certificado BCI e criar empregos decentes para mulheres e jovens;
 
Aumento de volume de algodão certificado e produtos de valor agregado de algodão fornecidos por mulheres e jovens produtores de algodão nas comunidades, e que entram nos mercados locais, regionais e internacionais;
 
Aumento de resiliências das mulheres e jovens às mudanças climáticas por meio de adopção de praticas de maneio sustentável de terras agrícolas (SALM);

Área geográfica
Província de Nampula, distritos de Meconta e Muecate

 Beneficiários
Mulheres e Jovens produtores de algodão;

Duração de projecto
 O projecto tem a duração de 36 meses;

Resultados Esperados
 
Melhoria produção, produtividade e qualidade certificada de algodão;
Melhoria de preço e acesso aos mercados;
Estabelecidos grupos de poupança e credito e aumento de acesso aos serviços financeiros;
Aumento de resiliência as mudanças climáticas;
Estabelecidas novas ou expandidadas cooperativas tecelagem artesanal;
Incrementadas números de mulheres e jovens na lideranças e posição de tomada de decisões;
A organização de produtores e empresa algodoeira, e cooperativas de tecelagem sensíveis a inclusão de género e oportunidade de emprego decente às mulheres e jovens;
Melhoria politicas públicas e quadro de regulamento da cadeia de valor de algodão;

Membros

A adesão como membro do FONPA está aberta e disponível a todas pessoas singulares e colectivas desde que se identifiquem com a causa da organização e dos produtores de algodão em Moçambique.

   I. O pedido de admissão para membros do FONPA é livre, desde que o candidato manifeste interesse em ficha apropriada a que juntará uma fotocópia da sua identificação oficial para efeitos de abertura do processo individual.
   
II. A decisão final sobre a admissão de membro é deliberada em Assembleia Geral do FONPA, sob proposta dos seus órgãos directivos.
   III. A qualidade de membros benemérito e/ou honorário é adquirida por deliberação da Assembleia Geral do FONPA, sob proposta dos seus órgãos.

Visão

Um FONPA forte, dinâmico, organizado e representado a todos os níveis com parcerias nacionais e internacionais procurando contribuir para a melhoria das condições de vida de mulheres e homens produtores de algodão em Moçambique.

Valores

Um FONPA forte, bem organizado, estruturado e fortemente representado a todos os níveis, com parcerias nacionais, regionais e internacionais, visando melhor contribuir qualitativamente na vida dos produtores de Algodão.

Missão

Organizar os produtores de algodão para a defesa dos seus interesses e direitos garantindo a melhoria da produção, produtividade, rentabilidade do algodão como cultura âncora e outras culturas consorciadas.

Os Pilares Estratégicos


Produção, produtividade e rentabilidade
Políticas, leis e regulamentos
Desenvolvimento institucional
Sustentabilidade financeira

As intervenções chave


Círculo de estudo, integração de género, distribuição justa de recursos, diversificação de culturas, resiliência e mudanças climáticas, gestão de recursos naturais, poupança e crédito rotativo, trabalho decente, agregação de valor ao algodão;

English EN French FR Portuguese PT