O algodão caroço que na campanha anterior custava 23.30 Mts passa a custar 25,00 Mts o quilograma de algodão de primeira e o algodão de segunda que na campanha anterior custava de 17,00 Mts passa a custar 18,00 Mts por quilograma.
Em Maio, produtores, empresas fomentadoras e o Governo estiveram na mesa das negociações do preço mínimo de algodão caroço onde produtores defendiam a manutenção do preço anterior de 23,30 Mts o quilo para o algodão primeira contra os contra 19,00 Mts defendidos pelas empresas devido a redução do preço a nível internacional.
Com o objectivo de viabilizar a producao, Governo através do Ministerio da agricultura subsidia preço ao produtor no valor de 6,00 Mts por quilograma.
O Governo para além de subsidiar o preço mínimo de algodão caroco também vai estimular a rotatividade de culturas para garantir o abastecimento da indústria de óleo alimentar pelo fomento de culturas oleaginosas no âmbito do projecto Sustenta que será implementado a partir de campanha 2020/2021.
Comentários